sábado, outubro 15, 2005

A educação

Depois de ver A Revolta dos Pastéis de Nata, fiquei apreensivo com o estado actual do ensino, não porque surgiram novos dados, mas pela reflexão momentânea e o instantâneo balanço que fiz entre os aspectos positivos e negativos.

Os nossos alunos não são mais burros que os outros, os professores têm acesso às mesmas técnicas pedagógicas e conhecimentos científicos que os outros, o investimento efectuado são acima da média, então que falha?

Do programa ficou-me uma ideia: primeiro deve-se educar o país, associada a outras penso que explica mais do estado de sítio da educação, nomeadamente a desorganização, currículos muito bonitos mas que não ensinam a pensar, reflectir, levando a enfatizar a memorização como chave para o sucesso, professores desconsiderados, desanimados e seleccionados tendo em conta referências erradas.

Mas será que isto explica tudo? Não, faltam ainda muitos motivos, como a demanda nacional de um aluno, um doutor, desprezando os cursos técnicos, falta de visão estratégica (será que alguém acredita no plano tecnológico deste governo?), enfim parece que nada funciona bem na educação. E se calhar tirando casos pontuais, quase sempre associados à carolice dos professores, o eterno suporte de um bom sistema de ensino, nada funciona bem em Portugal.

A classe docente é da mais atacada pela sociedade, que a escolheu como bode expiatório do descontrole financeiro do Estado, mas a mesma sociedade apenas se levanta para louvar medidas que levam ao sucesso, mesmo que fictício dos alunos, e nunca para exigir seriedade da avaliação?

Sim, referi as palavras proibidas, avaliação, rigor, exigência, seriedade.

Muito falha no ensino, mas a começar por algum lado, que tal criar mecanismo sérios de avaliação, não só dos alunos mas também dos professores para determinar as falhas, melhorias necessárias e credilibilizar um pouco o sistema de ensino?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » » »

1:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home