domingo, agosto 28, 2005

A destruição e a mente humana.

Recentemente numa lista de discussão sobre Astronomia (APAA) apareceu a seguinte mensagem:

(…) Veio um senhor muito assustado a perguntar-me se o Sol ia extinguir-se em 6 anos... foi mais ou menos assim que a questão foi colocada: "confesso q ando um pouco assustado com um artigo de que ouvi falar em um fórum de ufologia, sobre a extinção do sol em apenas 6 anos, depois disso passei a notar em mim a síndrome do pânico. Fale um pouco sobre isto. Desde já agradeço." (…)

O que isto tem de especial?
Pessoalmente penso que este é apenas mais um de muitos exemplos de como a mente humana é limitada e crédula. Quando li isto pela primeira vez, fiquei estupefacto porque não sabia o que queria dizer ufologia, mas após alguma ponderação lá percebi que é uma tradução livre (brasileira de UFO, ou seja em português OVNI). Depois, como entender que um conjunto de pessoas que se dedica a discutir se avistaram ou não OVNI’s, começa a fazer especulações sobre a evolução do Sol?
Claro que as pessoas, que aparentemente não têm bom senso, começam logo a pensar no pior e a entrar em pânico? Um bom conselho, que existe há muito – nunca se deve acreditar em tudo o que se lê, especialmente quando é escrito por quem não sabe nada da matéria em estudo.

(A verdade é que o Sol é uma estrela de meia-idade, restando aproximadamente 4 mil milhões de anos até se começar a transformar numa gigante vermelha.)

Mas penso que não será um evento astronómico (evolução natural do Sol, colisão entre a Via Láctea e Andrómeda) distante no tempo a dar cabo de nós aqui na Terra.
Entre armas nucleares, bioquímicas ou biológicas, acidentes ambientais à escala do planeta (buraco de ozono, efeito de estufa), colisão com um asteróide, mortes nas estradas, poluição química a grande escala, consumo exagerado de recursos, políticos idiotas, …, já temos todas as condições para dar cabo do planeta.

Aliado a todos estes problemas temos o maior de todos, a estupidez humana. Acreditar em OVNI’s é apenas um sinal que nós ainda não estamos assim tão evoluídos cognitivamente. Coisas estranhas vemos todos os dias, mas olhar para uma mancha numa foto e afirmar que aquilo é um OVNI? Mas não devemos confundir isto com a crença com a existência de vida extraterrestre, que são crenças distintas, embora queiram fazer crer que as coisas estão interligadas.

Por exemplo, o SETI é um projecto sério, mas olhar para o céu e dizer que se viu algo que não se consegue explicar e inferir daí vida inteligente noutros planetas não é.

Só mais uma coisa – se está ler este post e acredita que a astrologia é uma ciência, pense um pouco enquanto:
-eu mando umas gargalhadas
-me convenço que está a afirmar isso a sério
-eu mando umas gargalhadas

Para terminar, se acha que a astrologia é uma ciência escreva um comentário a explicar porque é. Desta forma posso enviar uns mail’s cómicos a algumas pessoas para elas se rirem.

Acreditem ou não, a estupidez mata!!! Ainda vamos conseguir dar cabo da nossa única morada no Universo.

3 Comments:

Blogger Armando S. Sousa said...

Que o Sol destruirá a Terra é um facto inequívoco, daqui a alguns mil milhões de anos. Agora ainda neste século a Terra ficará destruída se não se começar a olhar para ela como um "Ser muito doente".
Um abraço.

5:18 da tarde  
Blogger Geosapiens said...

o mais perigoso para a terra são mesmo os políticos idiotas...mas agora a sério...a mente humana é de facto muito crédula e limitada...senão não seriamos humanos...
resta-nos apenas e só uma de duas coisas: esperar o que o nosso horóscopo diga o que devemos fazer, ou a minha opção, que é livrarmo-nos dos políticos idiotas com as ideias idiotas que até agora criaram...e tentar fazer alguma coisa para mudar o estado de coisas,,,
gosto do seu Blog...continue...um abraço

2:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. Salvatore ferragamo eyeglasses Ten reasons why you should watch the olympics

8:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home