sábado, outubro 29, 2005

Cooperação e competição

Numa equipa ou grupos de pessoas qual será a melhor atitude a adoptar? Cooperar com os outros ou simplesmente competir?

Várias respostas são dadas, sendo a politicamente correcta cooperar, para muitos a verdade nua e crua é que preferem competir com os outros e vencer e destacar-se, mas a realidade é que em muitas situações a opção que nos leva mais longe no alcançar dos objectivos propostos é uma mistura de cooperação e competição.

Num grupo equilibrado várias opiniões levam a melhores respostas, na verdade a solução alcançada é muitas vezes superior à soma das várias partes. Mas sem a competição não somos levados a fazer mais e melhor que os outros, mas também em comparação com as nossas conquistas no passado.

Mas e quando estamos inseridos num grupo desequilibrado? Se somos bons, só podemos competir connosco, mas e a cooperação? Muitas vezes a partilha do nosso conhecimento leva a maior desenvolvimento do trabalho final, embora se deva deixar claro que a cooperação pode terminar se não existir um interesse em trabalhar por parte de todos.

Se somos o elo mais fraco do grupo, e a fraqueza de um grupo é o seu elemento mais fraco, temos todo o interesse em cooperar.

Mas depois de tudo isto, talvez a lição mais importante a reter é que muitas vezes o mais importante é o bem-estar no interior de um grupo, uma chave que leva à glória ou ao fracasso. E depois a competição pode não levar a nada, não é sempre preciso estar a competir, mesmo connosco.